O Direito Previdenciário não é o mesmo que Direito Trabalhista, as pessoas se confundem mas é fundamental esclarecer que são áreas distintas. Para saber mais sobre a área previdenciária e como adquirir uma consultoria, confira mais detalhes.
O que é o Direito Previdenciário?
O Direito Previdenciário deve cuidar das relações entre empresas e empregados, juntamente com os órgãos da previdência social ou privada. É uma área extremamente importante, pois, define as regras relacionadas a recolhimento de contribuições.
Além disso, também define normas sobre hipóteses de concessão de benefícios previdenciários, que envolve a aposentadoria, auxílio-doença e pensão. A mudança que ocorreu recentemente no tempo de contribuição, ajudou a aumentar a procura por Advogados Previdenciários, para pedir esclarecimentos e entender quantos anos ainda faltam.
Principais áreas que o Advogado previdenciário pode atuar
O Direito Previdenciário é uma área promissora, que tem muitas possibilidades para os Advogados iniciantes. Veja alguns segmentos abaixo que o Advogado previdenciário pode lhe representar:
Advocacia previdenciária
Trata-se da representação jurídica diante da Justiça Estadual, que tem por missão atuar na defesa previdenciária. O Advogado irá questionar nos órgãos competentes os direitos relacionados à:
- doença;
- invalidez ou morte;
- proteção à maternidade, etc.
O Advogado também pode atuar na defesa de servidores públicos, aliás, este é um campo que necessita de profissionais porque não é muito explorado.
Direito Empresarial Previdenciário
Deve realizar o cálculo de risco no ambiente laboral e também pode incentivar a criação de políticas de saúde e de segurança no trabalho pelo empregador. Também deve prestar assessoria jurídica, que auxilia na redução de contribuições sociais e agiliza o processo de regularização de empresas.
Previdência complementar
Devido ao déficit nas contas da previdência, muitos se questionam sobre a seguridade social, ou seja, se o conjunto de políticas que incluem a assistência social vai conseguir pagar aposentadoria para todos os brasileiros no futuro.
Por isso, a previdência privada tem atraído a atenção dos brasileiros nos últimos anos e a demanda vem crescendo devido ao fato de não ter profissionais especialistas em número suficiente.
Análises que devem ser realizadas ao contratar um Advogado previdenciário
Consulte sobre o grau de experiência do Advogado Especialista em Direito Previdenciário, pesquise sobre a credibilidade do escritório que você pretende contratar a consultoria. Peça para analisar o contrato, e principalmente sobre os honorários advocatícios que serão cobrados no decorrer do processo.
Verifique o portifólio do escritório que pretende contratar, veja quais são os segmentos empresariais que o mesmo já atendeu ao longo da carreira, analise também se possui experiência com atendimento para pessoa física.
Hoje em dia, com a internet é muito fácil fazer um planejamento e contratar escritórios de advocacia que estejam de acordo com a lei, em sites como o Reclame Aqui e o Procon os clientes também podem fazer pesquisa sobre o escritório que desejam contratar.
Agende sua consulta!
Caso necessitar de um Advogado especializado em Direito Previdenciário, preencha o formulário e aguarde o contato de nossa equipe. Se você está com problemas relacionados à cálculos previdenciários ou qualquer outro problema que esteja ligado a aposentadorias e pensão, nossa equipe pode ajudá-lo(a)!